Escola
Municipal Doutor Vicente Machado.
Castro,
outubro de 2012.
Tema:
Sistema
Digestivo Humano
Disciplinas:
Informática/Ciências/Português
Introdução:
As crianças nessa idade são muito curiosas. Algumas delas
assistiram no programa da Rede Globo – Fantástico (o que acontece dentro da
gente) e se interessaram pelo tema procurando por vídeos na internet. Daí
surgiu a ideia do presente projeto, do interesse e curiosidade dos alunos do 5º
ano A.
Justificativa:
O projeto foi elaborado para atender aos questionamentos dos alunos
sobre a alimentação e o funcionamento do Sistema Digestório vivenciando o
trabalho com pesquisas, cartazes informativos e a oralidade com os momentos de
apresentação.
Por meio de um processo de etapas com atividades virtuais e concretas
nos diversos espaços escolares (salas de: Aula, Informática e
Biblioteca), o projeto pretende ampliar os conhecimentos dos alunos a respeito
do tema: Digestão, Alimentação, Aparelho Digestivo e suas funções,
possibilitando, dessa forma, mudanças em seus comportamentos e propiciando o
desenvolvimento de atitudes de autonomia e reflexão.
2-Planejamento
Geral do Projeto:
Objetivos:
·
Conhecer o Sistema Digestivo humano;
·
Identificar os órgãos que compõe o sistema
digestivo;
·
Pesquisar na internet sobre o tema.
Tempo
previsto: 3 aulas de 1h cada.
Turma: 5º
ano A – Ensino Fundamental I
Recursos:
¨ Dorso
do Corpo Humano – Órgãos do Sistema Digestivo
¨ Livro:
Por dentro do Corpo Humano – Girassol (livro boneco)
¨ Como
é meu corpo humano: Jogo onde as crianças irão descobrir as diversas partes do
corpo e as suas funções. Jogando a criança aprenderá a localizar corretamente o
aparelho digestivo e outros.
¨ Computador
com internet.
Realização
das atividades de pesquisa: Desenvolvimento
1ª Etapa: Aproximação
do tema
Levante com o grupo as hipóteses e os conhecimentos
que trazem sobre o sistema digestivo a partir da questão: como é digerida uma
refeição? Como se dá a transformação de cada elemento? Em que resultam?
2ª Etapa: Pesquisa
Pesquisa sobre o caminho feito pelo alimento, da
boca ao ânus, indicando em cada uma das etapas: o órgão envolvido e a sua
função. Cada dupla pesquisa sobre um órgão e apresentará aos colegas. A
professora indicará e comentará boas fontes de informação e de solicitar que
registrem as obras e sites pesquisados.
3ª
Etapa:Socialização e sistematização
Em grupo os alunos socializaram as pesquisas
individuais e organizaram as descobertas numa tabela com os dados indicados. O
acompanhamento foi necessário para garantir as orientações e correções
necessárias.
4ª
Etapa: Produção de Texto
Cada aluno produzirá um texto em casa com o tema:
Eu sou um brigadeiro. A criança descreverá o processo pelo qual esse alimento
passará até ser eliminado do corpo.
4-Sistematização e apresentação de resultados:
Conclusão:
O projeto propôs aos alunos o enriquecimento de conhecimentos sobre o sistema digestivo humano. Os alunos se interessaram e se divertiram com o tema, pois é muito interessante conhecermos melhor o nosso corpo.
O projeto propôs aos alunos o enriquecimento de conhecimentos sobre o sistema digestivo humano. Os alunos se interessaram e se divertiram com o tema, pois é muito interessante conhecermos melhor o nosso corpo.
Avaliação: A avaliação ocorrerá
continuamente, de maneira processual, formativa e mediadora por meio da
participação dos alunos nas atividades propostas e dos registros realizados no
decorrer das aulas. Tendo como produto final a produção de um trabalho escrito
e produção de um cartaz, será possível
a auto-avaliação, destacando assim, os objetivos atingidos.
Links:
Sites indicados para a
pesquisa:
Anexos:
Recursos utilizados na aula |
Pesquisa utilizando a internet |
Apresentação do conteúdo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário