Projeto sobre o Sistema Digestivo Humano


Escola Municipal Doutor Vicente Machado.
Castro, outubro de 2012.
Tema: Sistema Digestivo Humano
Disciplinas: Informática/Ciências/Português

Introdução:
As crianças nessa idade são muito curiosas. Algumas delas assistiram no programa da Rede Globo – Fantástico (o que acontece dentro da gente) e se interessaram pelo tema procurando por vídeos na internet. Daí surgiu a ideia do presente projeto, do interesse e curiosidade dos alunos do 5º ano A.

Justificativa:
O projeto foi elaborado para atender aos questionamentos dos alunos sobre a alimentação e o funcionamento do Sistema Digestório vivenciando o trabalho com pesquisas, cartazes informativos e a oralidade com os momentos de apresentação.
Por meio de um processo de etapas com atividades virtuais e concretas nos diversos espaços escolares (salas de: Aula, Informática  e Biblioteca), o projeto pretende ampliar os conhecimentos dos alunos a respeito do tema: Digestão, Alimentação, Aparelho Digestivo e suas funções, possibilitando, dessa forma, mudanças em seus comportamentos e propiciando o desenvolvimento de atitudes de autonomia e reflexão.

2-Planejamento Geral do Projeto:
Objetivos:
·         Conhecer o Sistema Digestivo humano;
·         Identificar os órgãos que compõe o sistema digestivo;
·         Pesquisar na internet sobre o tema.

Tempo previsto: 3 aulas de 1h cada.
Turma: 5º ano A – Ensino Fundamental I
Recursos:
¨      Dorso do Corpo Humano – Órgãos do Sistema Digestivo
¨      Livro: Por dentro do Corpo Humano – Girassol (livro boneco)
¨      Como é meu corpo humano: Jogo onde as crianças irão descobrir as diversas partes do corpo e as suas funções. Jogando a criança aprenderá a localizar corretamente o aparelho digestivo e outros.
¨      Computador com internet.

Realização das atividades de pesquisa: Desenvolvimento
1ª Etapa: Aproximação do tema
Levante com o grupo as hipóteses e os conhecimentos que trazem sobre o sistema digestivo a partir da questão: como é digerida uma refeição? Como se dá a transformação de cada elemento? Em que resultam?


2ª Etapa: Pesquisa
Pesquisa sobre o caminho feito pelo alimento, da boca ao ânus, indicando em cada uma das etapas: o órgão envolvido e a sua função. Cada dupla pesquisa sobre um órgão e apresentará aos colegas. A professora indicará e comentará boas fontes de informação e de solicitar que registrem as obras e sites pesquisados.
3ª Etapa:Socialização e sistematização
Em grupo os alunos socializaram as pesquisas individuais e organizaram as descobertas numa tabela com os dados indicados. O acompanhamento foi necessário para garantir as orientações e correções necessárias.
4ª Etapa: Produção de Texto
Cada aluno produzirá um texto em casa com o tema: Eu sou um brigadeiro. A criança descreverá o processo pelo qual esse alimento passará até ser eliminado do corpo.

4-Sistematização e apresentação de resultados:
Conclusão:
O projeto propôs aos alunos o enriquecimento de conhecimentos sobre o sistema digestivo humano.  Os alunos se interessaram e se divertiram com o tema, pois é muito interessante conhecermos melhor o nosso corpo.

Avaliação: A avaliação ocorrerá continuamente, de maneira processual, formativa e mediadora por meio da participação dos alunos nas atividades propostas e dos registros realizados no decorrer das aulas. Tendo como produto final a produção de um trabalho escrito e produção de um cartaz, será possível a auto-avaliação, destacando assim, os objetivos atingidos.

Links:
Sites indicados para a pesquisa:




Anexos:



Recursos utilizados na aula

Pesquisa utilizando a internet
Apresentação do conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário