Tema: Escola Vicente Machado, 108 anos de história Turma: 3ºe 4ºano
Disciplinas: História/Informática/Geografia
Objetivos:
·
Conhecer
a história da escola;
·
Valorizar
a história de ontem e hoje;
·
Localizar
onde foi e onde é nossa escola no Google Maps.
Motivação
Slides
com a história da nossa escola, quem foi Vicente Machado, onde se localizam os
prédios da escola, a linha do tempo, números.
Trabalhar a história da nossa
escola esses 108 anos que serão comemorados no dia 29/11.
O grupo
escolar Dr. Vicente Machado foi fundado em 29 de novembro de 1904,
pelo Presidente do Estado do Paraná, Dr. Vicente Machado, que desde
então é seu patrono. Durante 30 anos funcionou em um prédio, na Praça Rocha
Pombo, que já foi demolido, no local atualmente é a Prefeitura Municipal da
cidade.
No dia
16 de julho 1935 foi inaugurado o novo prédio, na Praça Manoel Ribas, onde
funciona até os dias atuais. O novo prédio foi construído pelo então governador
Sr. Manoel Ribas, numa área central com salas amplas e confortáveis para aquela
época, com espaço para a prática esportiva, demonstrando bem a arquitetura dos
anos 30, uma construção imponente para uma pequena cidade como Castro, Fachada
limpa sem grandes adornos. Durante 70 anos o prédio não
sofreu grandes transformações, no ano de 1984 em ocasião da
comemoração dos 80 anos da escola, a Emapar, realizou uma ampla reforma no
prédio, sem alterar as características originais. Nesses mais de 100 anos de
história mudou de nome várias vezes, na fundação denominava-se Grupo Escolar
Dr. Vicente Machado, somente em 1977 o grupo passou a denominar-se Escola
Dr.Vicente Machado - Ensino de 1º grau, atualmente a escola chama-se Escola
Municipal Dr. Vicente Machado -Educação Infantil e Ensino Fundamental. No ano
1952 cedeu o prédio para o Ginásio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello
até o ano de 1963 quando o Ginásio recebeu cede própria. A escola funciona no
período diurno em dois turnos. Em1987
a escola passou a receber crianças com necessidades especiais e
a pré-escola em 1999, sua clientela é formada principalmente por
filhos de trabalhadores rurais, autônomos, empregadas domésticas, professores,
funcionários públicos e particulares, com um nível socioeconômico médio -
baixo. Atualmente a escola está localizada numa zona residencial central, na
praça Manoel Ribas, 170.
Desenvolvimento:
No Google Maps pesquisar as localizações
de onde era e de onde é hoje localizada a nossa escola. Pesquisar fotos,
notícias e o que mais achar interessante.
TEMA: Reforço digital
TURMAS: 3º,4º e 5º ano
DISCIPLINAS:
Português,
Matemática e Informática.
OBJETIVOS:
- Testar os conhecimentos através do site de reforço digital, relembrando os conteúdos trabalhados durante o ano letivo.
MOTIVAÇÃO:
No BROffice mostrar aos
alunos alguns slides com dicas de conteúdos que caíram na prova do IDEC, que
será aplicado nos dias 13 e 14/11. As provas serão de português e matemática.
DESENVOLVIMENTO:
O site de reforço tem o
objetivo de testar os conhecimentos que os alunos possuem, também os deixa mais
preparados para a prova em si. Lá eles têm a possibilidade de corrigir os
próprios erros e ver o que precisam estudar para melhorar.
Reforço DigitalTema: Poema – Ou isto ou aquilo Cecília Meireles
Turma: 2ºano
Disciplinas:
Português e Informática
Objetivos:
- Identificar verso e estrofe em um poema;
- Compreender o significado do poema, despertando o interesse pela leitura;
Ou
se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva! Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva! Quem sobe nos ares não fica no chão, quem fica no chão não sobe nos ares. É uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo em dois lugares! Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro. Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo... e vivo escolhendo o dia inteiro! Não sei se brinco, não sei se estudo, se saio correndo ou fico tranquilo. Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo. |
Motivação: Fazer escolhas nem sempre é fácil. O poema da Cecília Meireles, Ou Isto ou Aquilo, apresenta, com leveza, aspectos de um processo de escolha tão óbvios quanto difíceis de serem assumidos, por adultos, jovens e crianças.
Em situações de
aprendizagem em que “fazer opções” está de alguma forma presente no
tema de estudo, tem sido bastante interessante estimular uma dinâmica
através deste poema para lembrar que, seja o que for, é preciso optar por isto,
ou aquilo e, simultaneamente, excluir ou isto, ou aquilo.
Desenvolvimento: Trabalhar a
definição de verso e estrofe.
Verso: é cada uma das linhas que constituem um
poema na estrofe
Estrofe: é
definida, na poesia moderna, como cada uma das seções que
constituem um poema, ou seja cada agrupamento de versos, rimados ou não.
Fotos das aulas e do painel...
Tema: Reestruturação de texto
Disciplinas: Português/Informática
Objetivos:
·
Reestruturar
um texto;
·
Ter
autonomia para corrigir os próprios erros.
Atividade:
Como tarefa de casa, os
alunos fizeram um texto com o tema sugerido por cada professora. Com o intuito
de cada aluno fazer sua própria correção. As crianças digitaram o texto no
BrOffice White e analisaram as palavras que o computador apontou como erradas,
tentando arrumar e compreender o que fez de errado. Quanto a coerência do
texto, a professora passou algumas dicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário