Atividades no laboratório


Tema: Escola Vicente Machado, 108 anos de história                             Turma: 3ºe 4ºano
Disciplinas: História/Informática/Geografia

Objetivos:
·         Conhecer a história da escola;
·         Valorizar a história de ontem e hoje;
·         Localizar onde foi e onde é nossa escola no Google Maps.

Motivação
Slides com a história da nossa escola, quem foi Vicente Machado, onde se localizam os prédios da escola, a linha do tempo, números.

Trabalhar a história da nossa escola esses 108 anos que serão comemorados no dia 29/11.
O grupo escolar Dr. Vicente Machado  foi fundado em 29 de novembro de 1904, pelo Presidente do Estado do Paraná,  Dr. Vicente Machado, que desde então é seu patrono. Durante 30 anos funcionou em um prédio, na Praça Rocha Pombo, que já foi demolido, no local atualmente é a Prefeitura Municipal da cidade. 
 No dia 16 de julho 1935 foi inaugurado o novo prédio, na Praça Manoel Ribas, onde funciona até os dias atuais. O novo prédio foi construído pelo então governador Sr. Manoel Ribas, numa área central com salas amplas e confortáveis para aquela época, com espaço para a prática esportiva, demonstrando bem a arquitetura dos anos 30, uma construção imponente para uma pequena cidade como Castro, Fachada limpa sem grandes adornos. Durante 70 anos o prédio não sofreu  grandes transformações, no ano de 1984 em ocasião da comemoração dos 80 anos da escola, a Emapar, realizou uma ampla reforma no prédio, sem alterar as características originais. Nesses mais de 100 anos de história mudou de nome várias vezes, na fundação denominava-se Grupo Escolar Dr. Vicente Machado, somente em 1977 o grupo passou a denominar-se Escola Dr.Vicente Machado - Ensino de 1º grau, atualmente a escola chama-se Escola Municipal Dr. Vicente Machado -Educação Infantil e Ensino Fundamental. No ano 1952 cedeu o prédio para o Ginásio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello até o ano de 1963 quando o Ginásio recebeu cede própria. A escola funciona no período diurno em dois turnos.  Em1987 a escola passou a receber crianças com necessidades especiais e a  pré-escola em 1999, sua clientela é formada principalmente por filhos de trabalhadores rurais, autônomos, empregadas domésticas, professores, funcionários públicos e particulares, com um nível socioeconômico médio - baixo. Atualmente a escola está localizada numa zona residencial central, na praça  Manoel Ribas, 170.



Desenvolvimento:
No Google Maps pesquisar as localizações de onde era e de onde é hoje localizada a nossa escola. Pesquisar fotos, notícias e o que mais achar interessante.
imag0030.jpgConfeccionar um painel com as informações encontradas na internet e no acervo da escola.









TEMA: Reforço digital
TURMAS: 3º,4º e 5º ano
DISCIPLINAS: Português, Matemática e Informática.
OBJETIVOS:
      •          Testar os conhecimentos através do site de reforço digital, relembrando os conteúdos trabalhados durante o ano letivo.


MOTIVAÇÃO:
No BROffice mostrar aos alunos alguns slides com dicas de conteúdos que caíram na prova do IDEC, que será aplicado nos dias 13 e 14/11. As provas serão de português e matemática.


DESENVOLVIMENTO:
O site de reforço tem o objetivo de testar os conhecimentos que os alunos possuem, também os deixa mais preparados para a prova em si. Lá eles têm a possibilidade de corrigir os próprios erros e ver o que precisam estudar para melhorar.
Reforço Digital











                                                                                       



Tema: Poema – Ou isto ou aquilo Cecília Meireles
Turma: 2ºano
Disciplinas: Português e Informática
Objetivos:
  •      Identificar verso e estrofe em um poema;
  •  Compreender o significado do poema, despertando o interesse pela leitura;
Ou Isto ou Aquilo
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.


Motivação: Fazer escolhas nem sempre é fácil. O poema da Cecília Meireles, Ou Isto ou Aquilo, apresenta, com leveza, aspectos de um  processo de escolha tão óbvios  quanto difíceis de serem assumidos, por adultos, jovens e crianças. 

Em situações de aprendizagem em que “fazer opções” está de alguma forma presente no tema de estudo, tem sido bastante interessante estimular uma dinâmica através deste poema para lembrar que, seja o que for, é preciso optar por isto, ou aquilo e, simultaneamente, excluir ou isto, ou aquilo.

Desenvolvimento: Trabalhar a definição de verso e estrofe.
Verso: é cada uma das linhas que constituem um poema na estrofe
Estrofe:  é definida, na poesia moderna, como cada uma das seções que constituem um poema, ou seja cada agrupamento de versos, rimados ou não.



Fotos das aulas e do painel...
























Tema: Reestruturação de texto
Disciplinas: Português/Informática
Objetivos:
·         Reestruturar um texto;
·         Ter autonomia para corrigir os próprios erros.


Atividade:
Como tarefa de casa, os alunos fizeram um texto com o tema sugerido por cada professora. Com o intuito de cada aluno fazer sua própria correção. As crianças digitaram o texto no BrOffice White e analisaram as palavras que o computador apontou como erradas, tentando arrumar e compreender o que fez de errado. Quanto a coerência do texto, a professora passou algumas dicas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário