ESCOLA
MUNICIPAL DOUTOR VICENTE MACHADO
RESPONSÁVEL: Professora Kelly Suzane Nascimento
Período: Ano de 2012
INTRODUÇÃO
A Informática vem adquirindo cada vez mais
relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de
aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre
nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e
funcionais frente a essa nova tecnologia.
O laboratório de informática foi criado com o intuito de
utilizar as tecnologias para se aprender os conteúdos trabalhados em sala de
aula de aula de maneira lúdica, introduzindo o computador como ferramenta
funcional.
Os computadores
foram cedidos pelo MEC às escolas e coube a cada instituição de ensino decidir
como seriam utilizados. A Escola Municipal Doutor Vicente Machado, criou esse
projeto que focou trabalhar as dificuldades de aprendizado das crianças,
tentando amenizar ou sanar as mesmas e também os conteúdos trabalhados em sala
de aula pelas professoras regentes da turma.
JUSTIFICATIVA
Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. Através do uso dessas ferramentas esperamos que nossas crianças vivenciem experiências de acesso a novos conhecimentos. Trazer ao alcance das crianças os recursos tecnológicos a que muitas delas só têm contato aqui no ambiente escolar é fundamental para que elas sejam inseridas num contexto que proporcionem aos mesmos, experiências significativas de inserção e socialização com a tecnologia.
Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. Através do uso dessas ferramentas esperamos que nossas crianças vivenciem experiências de acesso a novos conhecimentos. Trazer ao alcance das crianças os recursos tecnológicos a que muitas delas só têm contato aqui no ambiente escolar é fundamental para que elas sejam inseridas num contexto que proporcionem aos mesmos, experiências significativas de inserção e socialização com a tecnologia.
OBJETIVO
·
Promover um espaço onde trabalharemos com os alunos, através das mídias,
no caso internet, desenvolvendo assim uma maior motivação e aprofundamento dos
conteúdos trabalhados em sala de aula.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Multiplicar o conhecimento, fazendo uso do
computador como ferramenta funcional;
·
Abordar os conteúdos mais significativos
em cada nível escolar;
·
Reorganizar os conteúdos escolares em
função de atividades práticas;
·
Diferenciar as aulas usando o computador
externo da escola;
·
Democratizar o acesso aos meios de
comunicação moderna, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos,
sociais e afetivos.
·
Registrar as atividades com fotos e
relatórios;
·
Favorecer o aceso às
informações, estabelecendo relações com temas de interesse da educação;
·
Formar o indivíduo para que seja crítico na
construção de conhecimentos;
·
Direcionar o uso da internet
com discernimento para aproveitar o potencial educativo que se aplica ao
universo da educação.
·
Zelar pelo espírito colaborativo na construção
de trabalhos coletivos.
PÚBLICO
ALVO
Alunos e professores da escola.
DURAÇÃO DO PROJETO
Ao longo do ano, de acordo com o planejamento do professor regente.
Alunos e professores da escola.
DURAÇÃO DO PROJETO
Ao longo do ano, de acordo com o planejamento do professor regente.
METODOLOGIA
Com a disponibilidade do livro didático, será desenvolvido trabalhos através das indicações no próprio livro, desenvolvendo pesquisas e curiosidades da cada área do conhecimento partindo da necessidade de se aprofundar mais em certas dificuldades que os alunos de cada nível escolar apresentarem.
Ao longo do projeto haverá uma conversa com as professoras que são responsáveis pelas turmas, assim o trabalho será realizado em conjunto.
AVALIAÇÃO
Através de observação, participação e
conversa com os alunos e professores.
OBSERVAÇÕES:
A cada aula entregar uma copia do planejamento realizado para a professora da turma que deverá anexar em seu planejamento do dia, devendo dar dicas e sugestões para que a cada aula o projeto venha a melhorar. O professor pode integrar o conteúdo dos livros didáticos, com outras mídias para a pesquisa e/ou aprofundamento dos conteúdos.
A cada aula entregar uma copia do planejamento realizado para a professora da turma que deverá anexar em seu planejamento do dia, devendo dar dicas e sugestões para que a cada aula o projeto venha a melhorar. O professor pode integrar o conteúdo dos livros didáticos, com outras mídias para a pesquisa e/ou aprofundamento dos conteúdos.
Existe a necessidade de um estagiário para
auxilio nas atividades no Laboratório.
CRONOGRAMA:
MANHÃ
CRONOGRAMA:
MANHÃ
Segunda
|
Terça
|
Quarta
|
Quinta
|
Sexta
|
|
7h30-8h30
|
HÁ
|
4ºB
|
O
|
4ºC
|
5ºB
|
8h30-9h30
|
HÁ
|
5ºC
|
O
|
4ºA
|
5ºA
|
9h40-10h35
|
HÁ
|
1ºA
|
2ºC
|
2ºA
|
3ºB
|
10h35-11h30
|
HA
|
1ºB
|
2ºB
|
C.E
|
3ºA
|
TARDE
Segunda
|
Terça
|
Quarta
|
Quinta
|
Sexta
|
|
13h-14h
|
HÁ
|
4ºE
|
1ºD
|
5ºD
|
O
|
14h-15h
|
HÁ
|
4ºD
|
3ºC
|
5ºE
|
O
|
15h10-16h05
|
HÁ
|
2ºE
|
4ºF
|
5ºF
|
1ºC
|
16h05-17h
|
HA
|
2ºD
|
3ºE
|
3ºD
|
C.E
|
NORMAS
DE USO
Ao sair não desligar o computador.
Não comer na sala de informática.
Quando vier para a sala de informática, organizar a sala em grupos, sendo que dispomos de 16 computadores.
Conversar com os alunos sobre acessar a internet seguramente.
INTERNET SEGURA
Preste atenção no endereço que está navegando.
Não clique em algum arquivo que você não conheça a origem.
Salve sempre seus trabalhos ao término da aula, pois assim você poderá recuperá-los na aula seguinte.
Ouvir o colega com atenção e respeito, pois a interação é muito importante. A dúvida de um pode ser a dúvida de todos.
Não apontar lápis, dispor de restos de borracha nas mesas do computador, pois esta sujeira danifica o equipamento.
Em caso de dúvidas, chame o professor.
Tome cuidado com cabos e fios, pois estes são sensíveis e podem desligar impossibilitando o uso do computador.
Professora Kelly
Ao sair não desligar o computador.
Não comer na sala de informática.
Quando vier para a sala de informática, organizar a sala em grupos, sendo que dispomos de 16 computadores.
Conversar com os alunos sobre acessar a internet seguramente.
INTERNET SEGURA
Preste atenção no endereço que está navegando.
Não clique em algum arquivo que você não conheça a origem.
Salve sempre seus trabalhos ao término da aula, pois assim você poderá recuperá-los na aula seguinte.
Ouvir o colega com atenção e respeito, pois a interação é muito importante. A dúvida de um pode ser a dúvida de todos.
Não apontar lápis, dispor de restos de borracha nas mesas do computador, pois esta sujeira danifica o equipamento.
Em caso de dúvidas, chame o professor.
Tome cuidado com cabos e fios, pois estes são sensíveis e podem desligar impossibilitando o uso do computador.
Professora Kelly
Laboratório de Informática
Nenhum comentário:
Postar um comentário