Atividades Proinfo

Escola Municipal Doutor Vicente Machado.
Profª Kelly Suzane Nascimento.

1 - Definição do Tema:

O lugar onde vivo
Disciplinas: Português/Informática/Matemática/Geografia/História

Introdução:
Foi sugerido como atividade do Curso Proinfo, realizamos um projeto em sala de aula que envolvesse a informática e as demais disciplinas, surge então o projeto O lugar onde vivo trabalha a temática do lugar, o pertencimento de alguém a um espaço físico. Com o intuito de resgatar valores e conhecer a história de nossa cidade, desenvolvemos esse projeto para conhecermos melhor a cidade que vivemos. A história, a bandeira, o hino, a localização, os dados gerais, os pontos turísticos e o que mais os alunos se interessarem. 

Justificativa:
Refletir o lugar é essencial para a formação de cidadãos plenos, atuantes, conscientes de seus direitos e deveres; sobretudo, atuantes em sua própria comunidade, conscientes de seus direitos e deveres em relação ao seu espaço geográfico. Parece claro que só os que, de fato, se sentem pertencentes a um lugar lutam por ele, engajam se ali, e a partir daí exercem cooperativamente a cidadania de modo pleno.

2- Planejamento do Geral do Projeto:

Objetivos:
  • Localizar o lugar onde se vive, identificando pontos de referências;
  • Conhecer a história, o hino, a bandeira, os dados gerais e curiosidades sobre Castro;
  • Produzir textos sobre o tema proposto;
  • Ler e interpretar gráficos de barra e de pizza;
Tempo previsto: 3 aulas
Turma: 4º ano 
Recursos: Computador com internet, guia de Castro 2012, bandeira, quebra-cabeça dos pontos turísticos.

3- Realização das atividades de pesquisa:

Desenvolvimento:
O trabalho pedagógico aconteceu numa perspectiva de formação cidadã. As estratégias pedagógicas utilizadas foram: atividades em grupo, em duplas: Pesquisas na internet, desvendando os diferentes aspectos sobre o tema e os diversos conhecimentos que o compõe.Utilizando a internet os alunos realizaram as atividades junto com a professora.


1º- Geografia e informática - Utilizando o programa Google Earth, fizemos um passeio pelo globo terrestre. A partir dos questionamentos das crianças deverá apresentar o programa iniciando pelo espaço da escola partindo para a cidade que a escola está inserida, Estado e país, simulando assim viagens virtuais.
2º- História, Informática e Matemática - Após essa navegação, cada dupla pesquisa os itens que a professora pedir: História de Castro, Bandeira de Castro e significados, Hino de Castro, pontos turísticos, dados gerais... Ao trabalhar com os dados gerais fizemos um estudo dos dados fornecidos pelo IBGE analisando os gráficos da população desde 1991 até os dias de hoje. Além disso foram trabalhados os dados da economia e outros temas. 
3º- Português e Informática - No BrOffice a professora colocou várias fotos dos pontos turísticos e os alunos nomearam e descreveram a imagem com detalhes. Nessa disciplina trabalhamos também com produção de poemas com o tema "O lugar onde vivo", anexado. 

4 - Sistematização e apresentação de resultados:

Conclusão:
Os alunos se envolveram na atividade, pois se tratava de um tema muito interessante e que desperta a curiosidade dos mesmos. As crianças perceberam e identificaram o foco principal que é resgatar o amor a cidade que vivemos. As dificuldades para esse trabalho foram em relação a localização espacial. Utilizamos o programa Google Earth para localizarmos nossas casas, e os alunos não identificavam suas residências tendo dificuldades em encontrar pontos de referência. 
Em um momento da aula os alunos se interessaram a procurar curiosidades sobre a cidade e descobrimos muitas coisas que nem mesmo a professora sabia. Durante a apresentação sobre o tema proposto as crianças demonstraram timidez, mas tinham segurança no conteúdo.


Avaliação: 
A avaliação ocorrerá continuamente, de maneira processual, formativa e mediadora por meio da participação dos alunos nas atividades propostas e dos registros realizados no decorrer das aulas. Tendo como produto final a produção de um trabalho escrito e produção de um cartaz, será possível a auto-avaliação, destacando assim, os objetivos atingidos.

Links:
http://inema.com.br/mat/idmat023478.htm (pontos turísticos)
http://www.castro.pr.gov.br/site/ (história)
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=410490(dados gerais)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_de_Castro (bandeira)
http://www.youtube.com/watch?v=fgf-9bxXqUc (hino)
Anexos:


Aluna: Julia
Poema

Resplendor da cidade
As casas sempre limpas
Nas ruas e avenidas
flores coloridas

Povo pequeno,
bonito e guerreiro,
rezando uma missa
na bonita vista,
da Igreja Matriz.

O céu aberto,
um ipê amarelo,
reluz nossa vida,
alimenta o espírito.

Cidade simples,
mas importante
no ciclo da vida,
de muitas gerações.
Admirar a bonita paisagem,
e acreditar, por mais que isso te custe,
que quem mora aqui é feliz


Atividade 3.2
Adaptando esse mesmo projeto, realizei uma estratégia com a turma que não costumava fazer.
De acordo com o planejamento iniciei um desafio aos alunos, que apresentassem uns aos outros algo sobre o conteúdo que já vinha sido trabalhado, mas que trouxesse novidades e curiosidades ao ser apresentado. Atingi meu maior objetivo para essa atividade, que era de acrescentar conhecimentos sobre a cidade de Castro. Essa estratégia é muito válida, mas precisa ser trabalhado a confiança em alguns alunos que demonstram muita timidez ao se expor em público.



ATIVIDADE 1.6
WEBQUEST


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

WebQuest (do inglês, demanda da Web) foi proposta pelo Professor Bernie Dodge, da Universidade de São Diego, em 1995, com a participação do seu colaborador, ao tempo, Tom March.
A webquest é uma metodologia de pesquisa orientada da web, onde quase todos os recursos utilizados para a pesquisa são provenientes da própria web. Trata-se de uma atividade didática de aprendizagem, que aproveita a imensa riqueza de informações do mundo virtual para se criar o conhecimento. Essas atividades podem ser desenvolvidas para o ensino fundamental, médio e superior.

Minha Webquest: http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=17230&id_pagina=1


Um comentário: