Atividades desenvolvidas no Curso Proinfo, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação.
Tutora: Luciane da Silva Farias
Atividade 4.3
Conforme texto de Silvio Costa Pereira, que mapeou atividades de mídias
educacionais desenvolvidas em escolas na cidade de Florianópolis, ele concluiu
que apesar da quantidade de mídias relacionadas em redes sociais e sites
educativos com uso de experiências novas, tendo ao nosso dispor diversas mídias
como celulares, máquinas fotográficas, data show, acesso a internet em casa ou
mesmo na escola na sala de informática, esses recursos não eram aproveitados
para o aprendizado dos alunos, isso ocorre devido a falta de estudos
específicos no uso da tecnologia, na produção e construção de conhecimentos,
muitas vezes por falta de prática ou mesmo por não saber atuar com essas
ferramentas, verificou-se que parte dos professores são apenas receptores e não
autores.
Quando passamos a utilizar percebemos sua importância e passamos a
exigir mais, dos responsáveis pelos recursos na escola. Precisamos então
aprofundar ao elaborar uma proposta de trabalho envolvendo multimídia
escolar. Com certeza Sílvio P. Costa questiona que precisamos avançar
quanto ao seu uso é preciso transformar a escola num local de produção de
mídias interativas.
Atividade 3.5 - Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
“Currículo são as disciplinas de um curso escolar”. O currículo não é um objeto
pronto e acabado. O currículo integrado as tecnologias pode trazer novas aprendizagens, novas experiências e novos valores. Entretanto, vale ressaltar que a tecnologia por si só
não é capaz de revolucionar e nem resolver todos os problemas da educação, mas
a forma de encarar esta tecnologia, por parte dos profissionais da educação é
determinante para que a mesma seja uma forte aliada na mudança de paradigmas,
concepções e atitudes frente as inovações pelas quais a sociedade passa
atualmente e que são exigidas da escola.
Definição de Hipertexto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário